Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

19/10/2010

ESTADO DE SÍTIO: Erros e coelhos que saltam do OE

Ainda a tinta da proposta de OE não secou e já começamos a ver erros de palmatória e coelhos a sair da toca. O erro não foi coisa pouca - a omissão das transferências para as empresas públicas. O primeiro coelho, a la lettre, foi o coelho da Ascendi, do grupo Mota-Engil, na companhia de outros coelhitos e de grandes coelhos – os bancos do regime BES e CGD que financiaram a Concessão Norte e a SCUT Interior Norte; todos por junto vão receber 587 milhões a título de atrasos, erros de projecto, sobreposições de traçados (?), etc.

Outro coelho também do tipo PPP envolve o grupo Barraqueiro e o Metro Sul Tejo e certamente muitos milhões, por agora ainda não contados, a título de compensação por receitas inferiores às previsões – o costume. No meio de coelhos desta dimensão, quase passam despercebidos os 23 milhões orçamentados para seminários, publicidade e exposições, resultantes de um aumento de 6 milhões que inclui a presidência do conselho de ministro com um aumento de 500% - certamente para pagar os spin doctors, as agências de comunicação e uma parte da parafernália de fabricação de manipulados; só uma parte porque os gabinetes dos ministro estão povoados de pessoal a tempo inteiro a trabalhar para a central de manipulação.

Sem comentários: