Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

16/05/2011

A atracção fatal entre a banca do regime e o poder (8)

[Mais atracções fatais: pesquisa Google]

Em Abril, a banca do regime, constituída principalmente pelos banqueiros do regime (Espírito Santo), o banco do estado (CGD) e a sua sucursal (BCP), aumentou em 9 mil milhões o financiamento do BCE em relação ao mês anterior, atingindo o máximo de 48 mil milhões. A aplicação destes fundos foi como de costume na dívida pública portuguesa, mas neste último mês com a particularidade de ser principalmente dívida de curto prazo não transaccionável o que terá adiado a bancarrota por algum tempo.

Além dos juros a pagar pelo Estado à banca do regime e por esta ao BCE (com um spread invejável que torna a boa acção da banca altamente rentável), tudo isto vence outros «juros» a serem cobrados reciprocamente pela banca do regime e pelo PS, em devido tempo. E assim se fortalece o complexo político-empresarial socialista e o conúbio das partes.

Sem comentários: