Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

21/05/2011

DIÁRIO DE BORDO: Especulações politicamente incorrectas a propósito de DSK

Às 7:54 desta manhã de sábado um amigo estava a enviar-me um email a informar que «os cartões de acesso ao quarto do Sofitel NY comprovam que empregada imigrante e DSK estiveram 15 minutos em simultâneo no quarto de hotel, ouvi no Euronews esta manhã». [O que teria levado esse amigo a interessar-se e escrever a essa hora tão matutina sobre este tema?]

Se os cartões de acesso estão a falar verdade, a estória da violação fica a parecer mal contada. Especulando: a coisa poderia ter consistido no DSK a comprar sexo por um punhado de dólares e a cleaning lady, após os 15 minutos de serviço, informada sobre quem era a personagem (mesmo sem informação específica, não seria difícil perceber que quem paga 3.000 dólares por noite está preparado para pagar muito mais), e eventualmente aconselhada por «especialistas», monta uma cena de assédio para extrair dinheiro a sério. Parece delirante? Think again. A prática dos contingency fees dos advogados americanos consegue milagres de enorme criatividade em todos os litígios, desde atropelamentos até, e sobretudo assédio sexual, passando pela reclamação de danos por defeitos de produtos.

Seguindo a minha especulação, DSK poderia ter sido vítima dos seus instintos e da sua falta de discernimento. Nesse caso, a estória seria mais um exemplo dum princípio que fui inferindo ao longo dos anos: os pobres não se distinguem dos ricos por terem mais escrúpulos em extrair dinheiro por processos ilegítimos, mas antes por terem menos talento para o fazer. Ou, vá lá, por também terem menos oportunidades.

Sem comentários: