Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

19/06/2011

Mitos (43) - a pesada herança da longa noite fascista (VI)

[Mais heranças: I, II, III, IV e V]

«O Expresso pediu a nove alunos do 9.º ano que fizessem a prova de Matemática de 1962. Só um teve positiva.» Por coincidência (?), trata-se de um aluno de «cincos».

Perante isto, o Expresso interroga-se: «O ensino piorou? Não necessariamente. A questão é controversa – mas a verdade é que nunca houve exames sem polémica». Talvez, acrescentou eu. Porém, seguro é que tem havido cada vez mais polémica com cada vez menos exames.

Quem não tem dúvidas são alunos e professores cujo «diagnóstico» é «consensual»: «É uma prova muito teórica, com expressões muito complicadas, parêntesis dentro de parêntesis, que obrigam que os alunos estejam meia hora a fazer um exercício».


Exemplo de tortura infligida pelo fascismo aos alunos do 9.º ano
 
Eu também não tenho dúvidas, até porque em 1962 já tinha sido submetido 2 anos antes àquelas provas com parêntesis dentro de parêntesis com que se torturavam os ainda tenros neurónios e sinapses dos adolescentes. Coisas do fascismo. Felizmente evoluímos e hoje num teste do 9.º ano apenas se exige aos catraios que saibam contar até 8. Exemplo:

«O sistema solar é constituído pelo Sol e pelos corpos celestes que orbitam à sua volta. Actualmente, considera-se que os planetas que fazem parte do sistema solar são Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno. Em 2006, Plutão deixou de ser classificado como um planeta, embora continue a fazer parte do sistema solar.
Actualmente, considera-se que o sistema solar é constituído por quantos planetas?»

Sem comentários: