Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

15/07/2011

CASE STUDY: Ainda o caso do downgrade da Moody’s seguido de histeria colectiva

Passos Coelho só na passada 3.ª Feira encontrou o «desvio colossal em relação às metas estabelecidas para as contas públicas», (*) mostrando assim:
Torsten Hinrichs, responsável dos serviços de rating da Standard & Poor’s na Alemanha explicou ao Die Welt, citado pela Bloomberg, que a avaliação do risco de crédito funciona como um termómetro para medir a temperatura dum paciente com gripe. Fará tanto sentido responsabilizar as agências pelas dificuldades financeiras dum país como responsabilizar o termómetro pela gripe. Uma parábola recomendável para acalmar a excitação dos adeptos das teses conspiratórias.

Mais de 2/3 das aplicações do Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social no final de 2010 eram em dívida pública portuguesa, em parte por venda de dívida de países solventes, como a Alemanha, França e Holanda. Essas aplicações fizeram o FEFSS ter perdas de 7,6%. Isto evidencia que o governo de José Sócrates usou, sem o menor escrúpulo, as contribuições dos trabalhadores portugueses para alimentar a decrépita tesouraria do seu governo mascarando as dificuldade de colocação nos mercados da dívida pública portuguesa. Ao fazê-lo confirma, uma vez mais, a justeza do downgrade da Moody’s.

Como aqui se explica (via Insurgente) a notação Ba1 atribuída pela Moody’s à dívida pública portuguesa está 9-níveis-9 acima do rating implícito nos mercados (Caa1). Assim se demonstrando a «benevolência» da Moody’s face aos desalmados mercados, e assim se confirmando ser a reacção de muitos portugueses, espicaçados por opinion dealers ignorantes e/ou intelectualmente desonestos, uma reacção de pobres e mal agradecidos.

(*) Afinal, segundo Vítor Gaspar, uma criatura merecendo mais crédito, até ver, do que os passadores de factóides do Conselho Nacional do PSD para os jornais, Passos Coelho terá dito uma dezena de palavras entre desvio e colossal: «foram detectados desvios e o cumprimento das metas orçamentais vai exigir-nos um trabalho colossal».

Sem comentários: