Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

22/07/2011

DIÁRIO DE BORDO: Dois pesos e duas medidas?

São ilegais e certamente ilegítimos os processos de produção jornalística usados pelo News of the World e possivelmente outros mídia do grupo de Rupert Murdoch. São matéria de polícia, cadeia e ponto final.

Portanto, a indignação da esquerdalhada tem fundamento? Tem sim senhor. E tem fundamento a indignação de quem se indigna com a indignação selectiva da esquerdalhada que, por sua vez, não se indignou nada e até exultou com a obtenção por Julian Assange de informações usando meios ilegais e pondo em risco a vida de muita gente? Não tem fundamento esta segunda indignação e passo a explicar porquê.

Em primeiro lugar os processos de Murdoch fazem parte de um negócio, o que, por princípio, quaisquer que fossem esses processos, seria preciso provar a sua legitimidade. Sendo o que são, tem razão a esquerdalhada em condená-los por serem usados por quem são e para os fins que foram.

Em segundo lugar, os processos de Julian Assange e da WikiLeaks não fazem (aparentemente) parte de um negócio, pelo que seria preciso provar a sua ilegitimidade. Prova que nunca poderia ser feita pela razão simples desses processos se justificarem pelo seu propósito ser uma boa causa: expor os abusos de poder dos governos que abusam do poder, ou seja, nomeadamente, os governos democraticamente eleitos. E quem classifica a causa como boa e os alegados abusos como ilegítimos? A esquerdalhada, evidentemente. E tem a esquerdalhada legitimidade para o fazer? Tem sim senhor, pois foi para tal ungida pela História.

Em resumo, as coisas não são boas nem más per se. Depende de quem as faz e com que propósito, sendo que os fins (causas boas) justificam os meios necessários. E quais são os meios necessários? São os meios que a esquerdalhada usar.

Sem comentários: