Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

05/08/2011

Mitos (49) - os socialistas são amigos dos pobres (III)

[Continuação de (I) e (II)]

Como se deveria saber, os socialistas, bem como os comunistas - uma espécie actualmente só existente em reservas, fazem tudo para manter pobres os pobres, para não perderem a freguesia. Na verdade, os amigos dos pobres são os ricos, ou pelo menos alguns ricos. Seja por má ou boa consciência, a verdade é que alguns ricos ajudam os pobres a deixarem de ser pobres, muitas vezes sem sucesso porque muitos pobres fazem o possível por continuar pobres.

Michael Bloomberg, o presidente da câmara de Nova Iorque, uma pequena câmara com um número de munícipes equivalente a 240 câmaras municipais médias portuguesas, já se tinha comprometido a doar para filantropia metade da sua considerável fortuna resultante de ter criado a maior empresa de informação financeira do mundo, a reputada Bloomberg. Considerando as dificuldades financeiras da câmara a que preside, Bloomberg decidiu agora contribuir com USD 30 milhões (um quarto do financiamento total) para um programa de ajuda a 315 mil nova-iorquinos pobres, desempregados, presos ou sem habilitações.

Refira-se que outro quarto do financiamento necessário foi assumido por Georges Soros, o capitalista esquerdalho que fez grande parte da sua fortuna no ataque à libra numa célebre Quarta-feira Negra de 1992. Terá ganho nesse dia mil milhões de dólares que fez crescer e com os quais vem financiando as actividades de denúncia do capitalismo de casino, revelando assim um notável sentido de humor.

Sem comentários: