Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

06/11/2011

SERVIÇO PÚBLICO: BCE, um exército derrotado na guerra do euro

«Imaginemos um exército que parte para a guerra. Tem um poder de fogo tremendo. Os seus generais, no entanto, anunciam que na verdade odeiam aquilo tudo e que limitarão ao máximo os tiros disparados. Alguns deles estão tão incomodados com a perspectiva de entrarem em guerra que até se demitem do exército. Os restantes generais dizem então ao inimigo que o tiroteio será apenas temporário e que as tropas voltarão para casa logo que possível. Qual será o resultado provável desta guerra? Adivinhou. O exército acabará por ser derrotado pelo inimigo.

O Banco Central Europeu tem-se comportado como estes generais. Quando anunciou o seu programa de aquisição de títulos de dívida soberana fez saber aos mercados financeiros (o inimigo) que não gostava nada de o fazer e que deixaria de comprar dívida dos países mal pudesse.



Não há forma mais pateta de implementar um programa de compra de dívida do que a do BCE. Ao tornar claro desde o início que não confiava no seu próprio programa, o BCE garantiu o seu falhanço. Ao mostrar que desconfiava dos títulos que estava a comprar, disse aos investidores que também deviam desconfiar deles

[Quem salva o euro?, artigo de opinião de Paul De Grauwe no Expresso]

De Grauwe é um especialista em sistemas monetários e integração monetária; publicou em Abril «The governance of a fragile zone», um trabalho a propósito do qual o hiper-keynesiano Paul Krugman escreveu «a paper I wish I had written (there is no higher praise)» - whatever that means, I would say.

Alguns podem não concordar com o programa defendido por De Grauwe para o BCE. Ninguém pode concordar com o programa do BCE - é um programa meio-certo ou meio-errado.

Sem comentários: