Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

28/05/2013

Encalhados numa ruga do contínuo espaço-tempo (5) – viagem ao interior das meninges de um crítico de cinema

A propósito do filme apresentado em Cannes «The Touch of Sin» do realizador Jia Zhang-ke, um crítico de cinema da Actual do Expresso, escreve que «o cineasta chinês … possui … um olhar amplo nas suas radiografias ao globo. Uma vez mais, pergunta-se o que está a acontecer às pessoas na China desde a viragem do país ao capitalismo selvagem e qual é o preço a pagar por esta nova forma de vida.»

Não sei se o realizador ou o crítico possuem um olhar amplo nas suas radiografias ao globo. Se possuíssem já se teriam perguntado o que aconteceu aos chineses no passado com a ditadura comunista de Mao Ze-dong e o seu cortejo de milhões de mortos (só em resultado do Grande Salto em Frente, 20 milhões morreram de fome, em 1958-60). E também não seria difícil saber o que aconteceu desde a viragem do país ao capitalismo selvagem: centenas de milhões de chineses saíram da pobreza mais absoluta e um realizador underground como Jia Zhang-ke, que teria sido internado num campo de reeducação antes da viragem ao capitalismo selvagem, conseguiu a partir de 2004 realizar vários filmes com o selo estatal.

Sem comentários: