Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

15/05/2013

TRIVIALIDADES: A cada um segundo as suas posses, a Nossa Senhora de Fátima está do nosso lado e a fé é que nos salva

«Passos e Sócrates regressaram de Paris no mesmo avião mas em classes diferentes.» PPC em económica e JS em executiva. (Negócios)

«Eu penso [no fim da sétima avaliação] como uma inspiração - como já a minha mulher disse várias vezes - da nossa Senhora de Fátima, do 13 de maio"» suspirou Cavaco Silva, segundo o Expresso.

Enquanto isso, o ex-ministro das Finanças Silva Lopes, hipoteticamente inspirado por N. Senhora, acha muito bem o corte nas pensões porque «não há outro remédio» e «a geração grisalha não pode estar a asfixiar a geração nova da maneira como tem feito até aqui.» Mais um para juntar à lista dos inimigos do povo.

Aditivos:

Possivelmente também inspirado em N. Senhora, Vítor Gaspar, o abençoado, para uns, e amaldiçoado, para outros, ministro das Finanças, garantiu que «relativamente à questão muito importante dos depósitos bancários, foi absolutamente claro que a garantia de depósitos abaixo dos 100 mil euros é sacrossanta, reforçando que a expressão que foi usada e repetida é sacrossanta.» Deve ser matéria de fé, porque se o sistema bancário se desmorona, com a dívida pública nas alturas em que se encontra, e sempre a crescer, só mesmo N. Senhora poderia compensar com indulgências as largas dezenas de milhões de euros aos depositantes.

Se para uns é matéria de fé, o caso das capacidades preditivas dos economistas tele-evangélicos da Louçã School of Economics que antecipam que a Holanda se afundará colapsando o euro, é mais matéria leiga, talvez inspirada pelo oráculo de Delfos. Que outra fonte poderia ser a de quem não conseguiu antecipar a falência do Estado português e a atribuiu às mesmas causas do sindicato dos motoristas de táxis: capitalismo de casino, agências de rating, Alemanha, troika e, mais recentemente, àquele último senhor das garantias sacrossantas?

1 comentário:

Anónimo disse...

Desculpe a ordinarice: paneleiros.