Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

01/02/2014

ACREDITE SE QUISER: Os novos SUV são sargentos velhos

Não, estes SUV não são os Sport Utility Vehicles. Estes SUV são os Sargentos Unidos Vencerão, uma organização que no mundo real se chama prosaicamente Associação Nacional de Sargentos (ANS). Aliás, provavelmente a esmagadora maioria dos associados da ANS nem saberá o que foram os SUV e não imaginará porque diabo os baptizei assim.

Os pais dos SUV
Para quem não saiba, os verdadeiros SUV (Soldados Unidos Vencerão) foram uns grupos de oficiais e sargentos a fingir de praças que apareciam embuçados em conferências de imprensa para os camaradas jornalistas de causas no «Verão Quente» de 1975. Na sua maioria pertenciam aos partidos «revolucionários» da época: FSP (uma dissidência do PS), LCI (os avós da facção trotskista do actual BE), LUAR (uns lunáticos assaltantes de bancos), MDP/CDE (uma organização «revisionista», como então se dizia, composta de comunistas reciclados), MES (um grupo de diletantes, muitos deles mais tarde incorporados no PS), PRP (o «verdadeiro» partido da luta armada liderado pelo casal Carlos Antunes-Isabel do Carmo – os pioneiros da liderança bicéfala actual do Bloco de Esquerda), UDP (os autoproclamados verdadeiros marxistas-leninistas, antecessores de uma da facções do actual BD).

Vale a pena citar um trecho do manifesto dos SUV:

«Considerando que já por diversas vezes fizemos cedências à burguesia nomeadamente ao submetermos a nossa luta à aliança com o MFA, que por causa das suas contradições e hesitações no passado, e de hoje estar ao serviço de elementos contra-revolucionários, nos tem valido não só o afastamento e hostilidade da população (especialmente dos nossos irmãos camponeses), como também a desmoralização de numerosos combatentes das nossas fileiras e o adormecimento perante a ofensiva reaccionária dentro e fora dos quartéis...", "...SUV luta com todos os trabalhadores pela preparação de condições que permitam a destruição do Exército burguês e a criação do braço armado do poder dos trabalhadores: o Exército Popular Revolucionário...,
...Sempre, Sempre ao lado do Povo é o nosso lema..

Retornando aos sargentos da ANS, para se perceber o paralelo com os SUV talvez seja necessário citar algumas das boutades que o sargento-presidente da associação (um cargo com um nome impensável no Verão Quente): é precisa uma «revolução de mentalidades» e os sargentos irão estar «ao lado» dos portugueses quando estes se convencerem de que «a mudança está nas suas mãos»; quando «o povo português se consciencializar de que está nas suas mãos a mudança de que o país precisa, pode bem ter a certeza que os militares, e os sargentos em particular, estarão ao seu lado a defender os valores democráticos, da liberdade e os valores e princípios inscritos na Constituição».

Nesta altura perguntaria o camarada Ulianov: O que fazer? Já sabemos a resposta do próprio, já sabemos a resposta do Abrunhosa, falta conhecer a original resposta do presidente-sargento: uma manif no dia 13 de Fevereiro para «decidir o que fazer mais adiante».

1 comentário:

JSP disse...

Nunca a expressâo "Tropa Fandanga" teve mais justa aplicação...