Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

21/02/2014

CAMINHO PARA A SERVIDÃO: Sochi, «1984» trinta anos depois

George Orwell teria sorrido sarcasticamente no além se soubesse que na inauguração dos Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi uma falha da transformação de um dos 5 flocos de neve em anéis olímpicos foi resolvida em segundos pela RTP putiniana, substituindo as imagens ao vivo por imagens dos ensaios. Como escreveu a Economist, «this substitution of reality is just one measure that gives the Russian media a whiff of Orwell’s “1984”».

É apenas um exemplo da persistência da negação da realidade e da construção de universos paralelos, 25 anos depois do colapso do império soviético. Nada que nos deva surpreender. Afinal, entre nós, apesar de só termos tido um ano e meio da «democracia popular» da aliança PCP-MFA, as sequelas nas meninges esquerdistas persistem 40 anos depois.

Sem comentários: