Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

15/02/2014

Mitos (156) – A notícia da fuga dos doutores é manifestamente exagerada

Segundo dados (1) citados pelo professor José Ferreira Machado, reitor da Nova School of Business and Economics, no seu artigo de opinião no jornal SOL, «de entre os cerca de 20 mil doutores inquiridos (com grau obtidos internacionalmente entre 1978 e 2008), 669 trabalhavam no estrangeiro, enquanto que trabalhavam em Portugal 1.836 doutores com graus obtidos exclusivamente no estrangeiro. Em termos líquidos, portanto, registou-se um brain gain, ou seja uma importação de cérebros».

Quanto à fuga dos trabalhadores «altamente especializados», ainda que tenha aumentado nos últimos anos e seja superior à taxa média de emigração, a taxa desses trabalhadores é inferior à da Polónia e da Irlanda. (2)

(1) Fluxos e situação profissional dos doutorados em Portugal-2009, GPEARL, 2011)
(2) Dados da OCDE

Sem comentários: