Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

31/03/2014

DIÁRIO DE BORDO: O esquerdismo tem cura se for tratado na juventude

Como que a demonstrar, mais uma vez (outros casos notórios: José Manuel Fernandes e Helena Matos ou o mais notório de todos Durão Barroso), que o esquerdismo só é incurável nas idades avançadas (professor doutor Louçã) ou muito avançadas (doutor Mário Soares), José Félix Ribeiro, economista e antigo subdirector do Departamento de Prospectiva e Planeamento do ministério da Economia, parece ter produzido uma dúzia de ideias fora da caixa dominante no seu livro «A economia de uma nação rebelde» (ainda não li). Cito apenas uma delas, que pessoalmente defendo há muito, referida em entrevista ao Expresso: «não faz sentido tributar os lucros das empresas. Se distribuírem lucros devia depois tributar-se no rendimento».

PS: É claro que quase nada é definitivo na vida e, por isso, pode ocorrer recidiva. O exemplo recente mais notório é o do camarada Pacheco Pereira.

1 comentário:

Fausto Simoes disse...

Se não leu, é melhor ler... e comentar depois.