Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

01/03/2014

Exemplos do costume (19) - A fábrica de presidenciáveis já começou a trabalhar (III)

O professor António Sampaio da Nóvoa, a última invenção do Dr. Mário Soares para ocupar o palácio de Belém, levou-se a sério e aproveita todas as oportunidades (e cria algumas) para mostrar a sua disponibilidade, coloca-se em bicos de pés para sobressair na já longa fila dos proto candidatos à presidência e titila carinhosamente as meninges da esquerdalhada tentando criar a «vaga de fundo».

Na sua última prestação, a pretexto da aceitação das «insígnias de reitor honorário» que lhe foram atribuídas pelo seu sucessor a pedido de várias famílias (como se nota, a fábrica de presidenciáveis ou, se preferirem, de pastéis de Belém, trabalha a todo o vapor), Sampaio da Nóvoa usou a paleta completa do ideário dos amanhãs que cantam.

Ele lá aviou o seu discurso: a crise como «instrumento de dominação», «recuperar a energia de Abril», a «guerra - sim, a guerra - contra as artes, humanidades e ciências sociais», a universidade «liberta das amarras». Discurso ouvido com devoção por uma assistência que incluiu a ala sampaísta do PS - Jorge Sampaio, Ferro Rodrigues e João Cravinho - que se junta assim aos soaristas e (talvez) aos socratistas, deixando o Tozé dependente da disposição de Guterres para se candidatar.

Sem comentários: