Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

26/05/2015

CASE STUDY: A Escócia à luz da tudologia (2)

A propósito deste post onde zurzi a ignorância arrogante e militante do tudólogo Miguel Sousa Tavares a respeito da suposta maior prosperidade da Escócia relativamente ao «colonizador» inglês, faltou acrescentar que o «Estado Social» escocês financiado pela Inglaterra (custa mais £ 1.300 por pessoa do que a média no Reino Unido) tem nos próximos anos mais um sério desafio.

Devido a ineficiência e falta de concorrência entre os produtores, os custos de extracção de gás e petróleo no Mar do Norte duplicaram nos últimos 15 anos. A 100 dólares o barril um oitavo da produção é inviável e a 55 dólares é metade. Acresce que como o custo dos terminais e pipelines é partilhado entre os diversos produtores a falência inevitável de alguns aumentará os custos dos sobreviventes e poderá levar a falências em cadeia. (Fonte: The Economist Espresso)

Sem comentários: