Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

12/12/2015

BELIEVE IT OR NOT!: Fire the risk managers and hire snitchers

Em resposta à falência fraudulentas da Enron, que arrastou os auditores da Arthur Andersen, o senado americano reconhecendo a necessidade de reforçar os processos de controlo interno, aprovou o Sarbanes–Oxley Act de 2002, obrigando as empresas cotadas a criar uma pesada estrutura, incluindo a criação de equipas de risk management, e pesadíssimos procedimentos.

Seis anos depois, em 2008 a primeira das instituições financeiras a colapsar no início da crise do subprime foi o banco de investimento Lehman Brothers que, por força do Sarbanes–Oxley Act, tinha um departamento de gestão de riscos com 400-técnicos-400.

Em resposta à crise do subprime, o senado americano aprovou a lei Dodd-Frank de 2010, inspirada pela falência do Lehman Bros. Com 848 páginas é 23 vezes mais extensa do que a lei Glass-Steagall que reformou o sistema financeiro após o crash de 1929. Cada uma das disposições da lei Dodd-Frank exige clarificações e detalhes adicionais, alguns deles com centenas de páginas. A chamada «Volcker rule», por exemplo, inclui 383 questões e 1.420 subquestões para cuja resposta uma conhecida firma de advogados para «facilitar» a vida as seus clientes construiu um procedimento com 355 passos.

Fonte: Economist
Pois bem, um estudo recente da Association of Certified Fraud Examiners (ACFE) - ver diagrama acima - mostrou que o processo mais eficaz para detectar fraudes é… a delação. Em conclusão, despeçam os gestores de risco, os auditores internos e externos e instituam prémios para os delatores.

Sem comentários: