Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

18/01/2016

CAMINHO PARA A INSOLVÊNCIA: De como o melhor que pode acontecer ao paraíso prometido aos gregos pelo Syriza é ser um purgatório (XLV)

Outros purgatórios a caminho dos infernos.

É possível enganar todos durante algum tempo; é possível enganar alguns sempre; não é possível enganar todos sempre. Os resultados de duas sondagens na Grécia que mostram a Nova Democracia, agora com o novo líder Kyriakos Mitsotakis, à frente do Syriza parecem mostrar uma vez mais a justeza deste aforismo.

Enquanto isso, teve lugar mais uma manifestação de protesto contra o aumento da idade da reforma para os 67 anos (actualmente a média está abaixo dos 60) e das contribuições para a segurança social, mas desta vez com apenas uns poucos milhares, o que talvez mostre o cansaço e a percepção de que manifestações, tal como as tristezas, não pagam dívidas.

Por cá a Grécia, o Syriza e o grande líder Tsipras desaparecerem dos mídia e estão longe os tempos em que o actual chefe da geringonça proclamava «vitória do Syriza é um sinal de mudança que dá força para seguir a mesma linha».

Sem comentários: