Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

15/01/2016

SERVIÇO PÚBLICO: O trilema de Žižek não é sempre aplicável

Há excepções
Já tem mais de uma semana, mas é tão raro acontecer que não tem prazo para ser relevado. Como é sabido, um dos delírios favoritos da esquerda em geral e das esquerdas socialista e revolucionária em particular é o do aumento do salário mínimo não ter consequências sobre o emprego e o desemprego e, na dúvida, se tiver, são positivas.

Não vou gastar latim a repetir o que se pensa sobre o assunto no (Im)pertinências. O tema já foi muitas vezes abordado: por exemplo aqui e aqui. Vou apenas relevar a honestidade intelectual de Luís Aguiar-Conraria, que, segundo creio, é, e considera-se ele próprio, de esquerda, pelo seu artigo «Esquerda, salário mínimo e hipocrisia» no Observador, cuja leitura atenta se recomenda e onde em suma conclui:
«A hipocrisia do governo e dos sindicatos está em esperarem que este decréscimo não se note. Por exemplo, se o desemprego descer dos actuais 11,9% para 11,5%, poderão dizer que o salário mínimo aumentou e que ainda assim o desemprego diminuiu. Nunca dirão que, sem o aumento do salário mínimo, o desemprego poderia descer ainda mais, muito provavelmente para 11%. Ou seja, este aumento do salário mínimo, mais do que destruir empregos, o que vai fazer é que pessoas actualmente no desemprego tenham ainda mais dificuldade em voltar a trabalhar, agravando ainda mais o desemprego de longa duração, o qual é, a par do desemprego jovem, o nosso maior flagelo

2 comentários:

Anónimo disse...

Na minha modesta opinião o trilema de Žižek mantém-se, não o considero de esquerda, se ele se considera, é porque para ele a direita pura é anarco-capitalismo!
Não leio os artigos dele há muito tempo, mas pelo que leio ele não é de esquerda.

Abraço

Impertinente disse...

Suponho que Luís Aguiar-Conraria é considerado de esquerda. Contudo, a esquerda, como a direita, são casas com muitos quartos e, além disso, a classificação unidimensional, só por si, não faz muitas vezes sentido, sendo necessário considerar a dimensão individualismo-colectismo. A duas dimensões alguns quartos da esquerda ficam adjacentes a quartos da direita.
Seja como for, o importante neste caso é LAC ter apanhado a coisa pelo lado certo, expurgando-a da visão puramente ideológica.
Obrigado pelo seu comentário.