Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

25/01/2018

CAMINHO PARA A INSOLVÊNCIA: De como o melhor que pode acontecer ao paraíso prometido aos gregos pelo Syriza é ser um purgatório (LXVI)

Outros purgatórios a caminho dos infernos.

Retrospectiva:

Alguém se lembra da excitação pueril do BE nos idos de 2015 quando o Syriza foi o partido mais votado e formou governo coligado com o Anel (um partido que não fora a coligação com o Syriza seria classificado pela esquerdalhada como neonazi) e das peregrinações que se seguiram de luminárias berloquistas a Atenas?

Não. Ninguém se lembra. É a memória curta que garante que os povos estão sempre disponíveis para serem aldrabados, para terem as meninges massajadas por qualquer vigarista e para correrem atrás de qualquer maluco.

Em menos de 3 anos o Tsipras, o Syriza e o governo grego fizeram o percurso clássico dos doentes terminais nas suas 5 fases: negação, revolta, negociação, depressão e, finalmente, aceitação. Politicamente evoluíram do esquerdismo infantil para a social-democracia colorida e, para responder ao estado comatoso em que os socialistas do Pasok deixaram a Grécia, aplicaram a mesma receita que o governo PSD-CDS teve de aplicar para responder ao estado comatoso em que os socialistas do PS deixaram Portugal.

Compreensivelmente, desde finais de 2015, a Grécia, o Syriza e Tsipras desapareceram do radar do berloquismo. Afinal eles estavam a aceitar e pôr em prática a mesma receita de "austeridade" que as luminárias do BE vilipendiavam em Portugal.

Actualização:

Fonte: ekathimerini
Quem imaginaria que milhares de manifestantes gregos no centro de Atenas protestassem contra o governo do Syriza, cujo primeiro-ministro é o camarada Tsipras idolatrado por berloquistas e modelo de Costa in illo tempore, pelas restrições ao direito de greve que o Parlamento iria aprovar e aprovou poucos dias depois em troca de mais fundos de resgate, como parte das negociações em que agora participa o Mário Centeno, o ministro de Costa e nosso Ronaldo das Finanças.

1 comentário:

Anónimo disse...

Diria antes «os doentes que sabem estar 'condenados'». Em geral, o doente terminal estará numa das duas últimas fases.
Abraço